domingo, 16 de novembro de 2008

Como evitar ser despedido ou processado por dizer mal de alguém no seu blog

Esta ideia brilhante, fruto da catarse causada pela dor, surgiu quando estava a escrever o texto sobre o livrito do embaixador.

Um dos problemas com que os blogueiros se deparam é a possibilidade de serem despedidos ou processados por dizerem mal de algo ou alguém. Em Portugal, isso pode acontecer com frases tão simples como:

"O director da minha empresa estava constipado", "nunca estive no Ancão" ou "o sub-director regional da segurança social da Guarda não lava as mãos depois de fazer xixi".

A solução é simples. Passe essa responsabilidade para os leitores. Além de aumentar a interactividade e dar um ar mais 2.0 ao seu blog, reduz eficazmente a possibilidade de ir para o olho da rua caso algum colega decida lixá-lo, ou de ser processado por algum funcionário político sem sentido de humor (o que engloba para aí assim...todos).

Exemplos:

  • A ministra da educação cheira [escolha a hipótese que achar mais adequada].
  • O programa que a TVI escolheu como contra-programação no mesmo horário do "Zé Carlos" é uma grande [escolha a hipótese que achar mais adequada].
  • O Vitor Constâncio, presidente do Banco de Portugal é um [escolha a hipótese que achar mais adequada].
Algumas pessoas poderão achar que assim os textos ficam uma seca e tão interessantes como um jogo de futebol da liga portuguesa. A essa gente recomendo que vão levar [escolha a hipótese que achar mais adequada].