quarta-feira, 8 de junho de 2011

Abençoados sejam os fazedores de queijo - ou como as novas ideias são distorcidas e mal aplicadas no maravilhoso e fedorento mundo do marketing.

Acredito piamente que encontramos resposta e inspiração para quase tudo no evangelho segundo os Monty Python. Desta feita em "A Vida de Brian", cena do Sermão da Montanha onde Jesus fala para uma multidão que a partir de certa distância não consegue ouvir. Não só não percebem o que foi dito como têm dificuldade em manter a concentração e acabam a discutir ninharias.

Que meu querido São Kotler de Chicago me transforme já aqui num produto em fim de ciclo de vida se não é precisamente isto que se passa amiúde no maravilhoso e fedorento mundo do marketing:

a) aparece o abençoado guru.

b) o guru dá conferências, publica livros com títulos cheios de piada, dá entrevistas.

c) a multidão lê umas coisas, ouve outras, passa de raspão pelos conceitos,  fala nisso durante almoços, jantares ou jogos de golfe.

d) encarrega os respectivos escravos de implementar a nova tendência.

e) como ninguém percebeu muito bem o que o guru quis dizer, o resultado final é, regra geral, uma mixórdia aparentada com as tentativas do meu tio Isidro para produzir Cabernet Sauvignon num apartamento em Cacilhas.

E se fossemos antes ver uma lapidação?