quarta-feira, 9 de fevereiro de 2005

O Policia de Trânsito Amador

Luis Peixoto é polícia de trânsito amador há 3 anos. Desde criança sonhava perseguir os outros automobilistas e distribuir multas por todo o lado. Luis conhece o código da estrada desde tenra idade e não dá descanso aos infractores. Foi com este homem que hoje falámos:

P: Diga-me Senhor Luis, quando é que decidiu tornar-se Polícia de Trânsito Amador?

R: Olhe, eu desde miúdo que gostava de ver o trânsito e os carros, mas sempre me fizeram muita confusão as asneiradas dos condutores Portugueses.

P: E vai dai decidiu ser polícia...

R: Não. Primeiro tentei ser pianista, depois físico nuclear e por fim controlador de tráfego aéreo.

P: E porque razão não seguiu nenhuma dessas profissões.

R: Por falta de apoios. Sabe que eu não nasci numa família rica. Éramos 18 lá em casa...

P: Dezoito???

R: Sim. Eu o meu pai, a minha mãe, a minha avó, o meu avô os meus 5 irmãos e as sete ratazanas que por lá apareceram e acabaram por ficar. Afeiçoámo-nos aos bichos e foi como se passassem a ser família. Comiam à mesa com a gente e tudo.

P: Mas mesmo assim isso só faz 17...

R: Ah é? Pronto, então éramos 17...

P: Então mas conte-me lá como foram os seus primeiros passos como policia.

R: Bom, isto é fácil. Comprei um carrito em segunda mão, uma daquelas luzinhas azuis que rodam e uma sirene e pronto.

P: Os primeiros tempos devem ter sido duros não?

R: Ui, muito duros meu amigo. Como o carrito era fraco só conseguia mandar parar velhinhas, Fiats 600 e putos de bicicleta... Foram tempos muito duros. Ninguém me respeitava, mas felizmente, depois, consegui compor a minha vida e agora já tenho um Subaru todo artilhado, uma maravilha. Ainda o estou a pagar mas não me arrependo nada.

P: Então e como é que faz?

R: Bom, deixo-me ir na auto-estrada e tal, muito quietinho, na faixa da direita, assim nos 100-110 à hora e se passa algum acelera, vou logo atrás dele.

P: E depois?

R: Depois é luzinha de fora, megafone na boca, digo ao senhor automobilista para encostar e vou lá autuá-lo. Tenho um livrinho de multas muito jeitoso que mandei fazer numa gráfica em Samora Correia, para ter uma coisa como deve de ser para apresentar às pessoas, e pronto.

P: E carros mal estacionados? Também costuma andar à caça de carros mal estacionados?

R: Sabe, já me deixei disso. A concorrência é muita, ele é os polícias a sério, os homenzinhos vestidos de verde...é muita malta...a além disso é coisa que não dá muita luta. Eu gosto mesmo é de acção.

P: E qual é o próximo passo? Pretende desenvolver esta actividade de policia de trânsito amador?

R: Sim, sim....claro. Sabe, isto é um bichinho que se mete na gente. Até a minha família já anda quase toda metida nisto.

P: Ai sim?

R: Pois! Olhe, o meu cunhado Jacinto comprou um Smart e sempre que tá de folga anda pelos corredores do Bus a mandar sair os carros particulares que não têm nada que lá andar. A minha mulher e a minha sogra, aos fins de semana, costumam montar a sua mesinha de radar e entretém-se a apanhar tipos em excesso de velocidade.

P: É portanto uma família empenhada em fazer cumprir a lei.

R: É...gostamos disto, o que se há-de fazer?

P: Muito obrigado, Sr. Luis Peixoto pela sua colaboração.

R: De nada amigo, de nada...agora tenho de ir...já me viu aquele tipo no Fiat Punto? Devia ir para aí a uns 180! Adeusinho, amigo!!