sábado, 14 de agosto de 2010

Sobre a neutralidade na Internet

A sociedade contemporânea precisa de uma internet livre, justa e igual para a ONG, a banda de garagem, a empresa da esquina ou a companhia multinacional

Não sei quem é este senhor. Não sei se é boa pessoa ou não, mas compro o que ele diz neste texto. O fim da neutralidade na Internet é um perigo anunciado que ameaça tornar-se real. Significa o fim de oportunidades iguais para todos. O fim desta espécie de revolução "punk" digital, esta oportunidade de "do it yourself" na qual todos podem participar.

O fim da neutralidade na Internet resolveria a maior parte dos problemas das grandes empresas que comercializam informação ao dar-lher prioridade sobre os restantes. Também isolaria ainda mais quem precisa deste meio para fazer chegar a sua mensagem a partir de lugares em que a liberdade não é um conceito dado como adquirido. Ou seja, agradaria muito às ditaduras religiosas e políticas deste mundo.

A Internet, tal como existe hoje, não é perfeita.

Apesar dos medos que constantemente nos tentam incutir - convencer sobre o perigo é a melhor forma de fazer aceitar a ideia de que precisamos de protecção e controlo - apesar do spam, dos pop ups, dos vírus, das quebras de privacidade, do Farmville, dos bloggers insuportáveis, dos comentários tolos nos sites dos jornais, dos vídeos com gatos fofinhos e dos mails a alertar para invasões extraterrestres; apesar de tudo isso, a Internet de hoje é mil vezes preferível ao meio formatado e por terceiros que nos querem impôr.

Leitura adicional:

O que significa a perda de neutralidade na Internet?