segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Ó Steed, então o que é preciso fazer para ter melhores participações nos Jogos Olímpicos?

(Photo credit: Shaun Botterill/Getty Images)

Mandar os atletas todos para o estrangeiro?

Naaa.

Bom, em alguns casos sim. Os nadadores já todos para os States no próximo avião, para universidades com tradição na modalidade. Isso resulta.

Mas existe todo um trabalho de base que tem de ser feito antes.

Espero não chocar ninguém mas para ter uma boa equipa Olímpica tem de ser o estado a tomar as coisas nas mãos:

a) Organizar o desporto escolar. Construir centros de captação nas principais capitais de distrito. Ter um exército de scouts nas escolas, a orientar miúdos para modalidades de acordo com a morfologia. Um exemplo. Precisamos de gajos para o salto em altura. Para termos um atleta a fazer 2,40m daqui por 8-10 anos, temos de arranjar 10 miúdos que sabemos que virão a crescer até ao 1,90m ou 2,00m. Apoiamos os gajos e a família e enfiamo-los numa academia de atletismo.

b) Juntamente com os scouts, criar outro exército de recrutadores, com o trabalho específico de andar pelas escolas, em demonstrações de tiro com arco, luta, esgrima, ginástica etc. O objectivo? Atrair miúdos para as modalidades.

c) Os melhores teriam de se profissionalizar. Não poderiam fazer mais nada além de treinar. Ok, estudar, mas a prioridade seria sempre o desporto. Quem assumiria isto tudo? Os clubes? Isso seria desperdiçar recursos. Deixem os clubes com o futebol que é aquilo de que eles gostam. Teria de ser o estado a centralizar isto tudo.

Sem universidades fortes e com tradição desportiva, sem clubes com meios, num país pequeno, não vejo outra maneira.