sábado, 11 de novembro de 2006

O Rico Clube Pobre

Um aviso prévio. Não tenho o mínimo interesse em discussões sobre clubes de futebol que me tentem provar que um é mais atraente ou de algum modo melhor do que o outro. Comentários do género "os X são todos uma cambada de tuberculosos" ou "o XPTO é o maior porque os seus adeptos têm os maiores pénis da galáxia" não vão ter resposta.

O Benfica continua no seu caminho para se tornar um clube terceiro-mundista. Tem um tipo de gestão terceiro mundista, onde um ditador manipula as massas com o auxilio de capangas e não existe oposição significante, tem reacções terceiro mundistas às adversidades - a culpa é do "inimigo" dos "outros", dos "não-benfiquistas" que não nos querem ver brilhar - e agora acaba de registar um recorde com o objectivo de provar mais uma vez ao grupo ululante e lobotomizado de seus adeptos que: "somos os maiores". O raciocínio é: temos o maior número de sócios de qualquer clube no mundo, logo somos o maior clube do mundo. Está tudo certo se, por "maior" não se pretender inferir "melhor". A China tem mais de um Bilião de habitantese eu dificilmente a considero o melhor pais do mundo. A India tb tem uma data de gente a lá viver e eu dificilmente gostaria de assentar arraiais por aquelas bandas.

Estão a ver onde quero chegar?

Como nota de consolo para os adeptos do Benfica devo dizer que os outros clubes nacionais têm o mesmo problema com a diferença de que não lhes tem dado para a megalomania tão frequentemente. O FC Porto tem uma estrutura igual à de uma máfia e o Sporting tem falta de gente competente. Abaixo destes a qualidade é Vicentina...ou seja ao nível das rábulas do presidente do clube de Barcelos.

Existem clubes a mais, em comunidades que não conseguem manter nem um grupo de tocadores de ferrinhos de nível decente, onde os negócios escuros abundam. Em Portugal, facilmente se abatiam 80% dos clubes existentes, concentrando fundos energias e adeptos. Querem um exemplo: o Algarve.