domingo, 12 de novembro de 2006

Era Francisco Rolão Preto fascista?

Vou descrever-vos um passeio pela Internet. Se calhar não tem interesse nenhum mas fica como exemplo do que pode acontecer quando não se tem como ocupar o tempo.

Comecei por escavar mais informação sobre uma paixão recente chamada William Elliot Whitmore. Fui ao All Music e confirmei influências nítidas de Woodie Guthrie, desencantei mais uns nomes como Roscoe Holcomb ou Dock Boggs e acabei por achar uma canção velhinha do tempo das Brigadas Internacionais chamada Si Me Quieres Escrivir que acabou por ser gravada pelo Pete Seeger e pelo Woodie Guthrie. Daqui passei à busca de outras canções da mesma altura....de ambos os lados, Republicanos e Nacionalistas.

Acabei na Wikipédia à procura de informação sobre as
J.O.N.S. onde vi a referência ao Nacional-Sindicalismo o que me levou finalmente ao nome de Francisco Rolão Preto. Pelo que li, o homem fundou o Movimento Nacional-Sindicalista em Portugal acabou por incompatibilizar-se com Salazar e fugiu para Espanha onde passou o período da Guerra Civil com os Nacionalistas. Um dos textos que encontrei associa Rolão Preto a José António Primo de Rivera na redacção do programa da Falange. Noutro sítio, alguém tentava apresentar argumentos baseados nos escritos de Rolão Preto que o afastavam da ideologia Fascista apresentando-o antes como um defensor da monarquia e do Integralismo Lusitano.


Quando Francisco Rolão Preto morreu, em 1977, era dirigente do PPM. Em 1994 foi condecorado a título póstumo com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique pelo seu patriotismo e "entranhado amor pela liberdade". O Presidente da Republica na altura era Mário Soares.

Fim de história.

Ainda andei por um blogue VIP chamado Abrupto onde o autor desanca a Wikipédia e sublinha vários erros num artigo que menciona o Nacional-Sindicalismo. Infelizmente Pacheco Pereira não se deu ao trabalho de fornecer a informação que ele julga ser correcta.

Conclusão. Isto exige mais tempo e mais algum trabalho de pesquisa. Era Francisco Rolão Preto fascista? O que era afinal o Movimento Nacional-Sindicalista Português? Sei que Pacheco Pereira discorda que fosse "um movimento católico da Direita Fascista".

Bolas eu só andava à procura de mais informação sobre o William Elliot Whitmore...