terça-feira, 17 de maio de 2011

As boas ideias: a caravana da Visão (com uma correcção importante)

Actualização: Por erro referi uma birra do autarca de Castelo Branco. Nada disso. O correcto é: "A birra do presidente da CM da Covilhã". O senhor edil de Castelo Branco que me desculpe, sim?

Não é uma roulotte onde se fazem exames à vista - como perguntou uma simpática popular na não menos simpática cidade de Castelo Branco.

A Visão criou uma caravana para percorrer o país. Uma espécie de equipa móvel de jornalistas (um escriba e um fotógrafo) para descobrir histórias por esse país fora. A ideia parece boa a dois níveis:

1. Como ferramenta de marketing dá a conhecer a revista, aproxima-a dos leitores e, potencialmente, acrescenta mais uns quantos ao rol.

2. Retira jornalistas da redacção e da escravatura do telefone e cumpre o sonho de ir por aí à cata de notícias.

Nas últimas semanas, ficaram-me na cabeça duas histórias:
  •  A do olival alentejano que produz um dos melhores azeites do mundo e corre o risco de ser cortado por uma IP; 
  • A birra do presidente da CM da Covilhã que insiste em construir uma barragem num local de interesse público. Uma trama com contornos sinistros que envolve o actual secretário de estado da cultura.
Com tanta notícia catita à espera de um jornalista intrigam-me as páginas sem fim com entrevistas a políticos, comentadores de política, politólogos, especialistas em política económica e economia política e, enfim, sobre política em si.

Jornalistas para a rua, já! (Não, não é para despedir... é mesmo para irem... sei lá, investigar. Olha, no fim de contas é capaz de ser bom. Podem poupar bastante na conta do telefone).