No marketing fala-se muito de "iniciativas". Pouco dos resultados dessas iniciativas.
Escreve-se sobre ideias. Analisa-se pouco o impacto que essas ideias tiveram.
Não há o hábito de fazer "o post mortem da acção". Ou seja, agarrar na campanha após ter terminado, abri-la de alto a baixo e ver o que está lá dentro. Desde logo porque nem clientes nem agências publicam as análises de retorno das campanhas.
Por sorte, este caso particular do Skip permite tirar algumas conclusões de forma bastante fácil.
O produto era o novo Skip, o conceito base: Experimentar coisas novas. A execução, um site pipi todo feito em flash (yawn...) e o desafio: registem-se e enviem-nos as vossas experiências.
O resultado está à vista. O lançamento do site foi anunciado na Meios & Publicidade em meados de Setembro do ano passado. Até hoje, Fevereiro de 2011, tinham 346 experiências.
Os números podem ser interpretados de diversas formas:
A agência que criou a acção vai considerar que foi um sucesso.
O cliente, para não ficar mal no retrato, vai alinhar na versão da agência.
Pessoalmente, acho fraquinho. Detergentes para a roupa são um produto de grande consumo, certo? 346 registos traduziram-se num aumento significativo das vendas? Tiveram impacto na imagem e percepção da marca? Hum....
Este coiso aborda essencialmente nada em especial. É rigorosamente imprevisível. Inclui diversas referências ao nicles absoluto e contém níveis elevados de parvoíce. Em dias bons pode encontrar por aqui alguns textos medianamente interessantes sobre cinema, televisão, cultura popular e marketing.
Temas
cinema
(267)
parvoíces
(187)
internet
(169)
jornalismo
(117)
piadolas
(113)
televisão
(102)
sociedade
(96)
política
(89)
marketing e publicidade
(83)
música
(64)
notícias
(60)
portugal
(57)
desporto
(48)
economia
(46)
internacional
(28)
história
(25)
coisas artísticas
(20)
tecnologia
(16)
dilbert
(15)
livros
(15)
comida
(7)
coisas científicas
(1)