domingo, 8 de maio de 2011

Um texto interessante sobre a ajuda portuguesa à Finlândia em 1940

Artigo publicado no jornal finlandês Ilto Sanomat:

O pacote de ajuda a Portugal foi marcante durante a campanha para as eleições parlamentares na Finlândia. Porém, poucos se lembram do que aconteceu há mais de 70 anos.

"Os finlandeses têm esquecido que Portugal enviou assistência durante a Guerra de Inverno" perguntou a TSF Rádio Notícias ao correspondente do Helsingin Sanomat, na quarta-feira.

Dois dias antes, o jornal português mais importante, o Diário de Notícias, também lembrou a ajuda de Portugal à Finlândia. O editorial foi intítulado "Portugal ajudou a Finlândia".

Talvez os finlandeses tenham esquecido o apoio de Portugual. Não se encontra qualquer referência nos livros de história (...).

Felizmente, os arquivos podem ser encontrados na Finlândia e em Portugal, entre a correspondência diplomática da primavera de 1940 (....)

Mostram que, a 14 De Março, um dia após o fim da Guerra de Inverno, o navio SS "Greta" deixou Portugal para levar até à Finlândia 19.902 caixas de sardinha, 956 caixas de cebola, 157 caixas de conservas de peixe, 27 caixas de abacaxi, e um conjunto de caixas com sacos de água quente, blusas e, aparentemente, uma doação de esquis.

Portugal deu um apoio significativo durante a Guerra de Inverno, Dr. Jari Leskinen (Professor-Adjunto de História Militar)?

- É claro que qualquer ajuda é necessária, mas não foi muito significativa. Será essa a razão para não ser mencionada nas obras de referência.

Que valor teria esse tipo de ajuda hoje em dia, Prof. Markku Kuisma (Professor de História Económica)?

- Poucas centenas de milhares de euros, talvez um milhão de Euros.

Foi um grande fardo para a economia portuguesa?

-  Não foi um esforço terrível. Mais um gesto humanitário e político.

Que significado teve para a Finlândia?

- Não teve grande importância. Sem saber ao certo o tamanho de cada caixa de sardinhas, podemos estimar que, acompanhada por fatias de pão, talvez desse para alimentar um soldado finlandês durante um par de dias. Foi certamente mais importante como gesto de simpatia e apoio aos finlandeses.

Assim que a guerra eclodiu, a Finlândia enviou delegações e pedidos de assistência a vários países. O pedido também foi enviado para o Governo Português.

Lamentando profundamente, o governo Português declarou que os seus arsenais eram insuficientes para pode vender ou dar armas.

Em vez de armas Portugal disse que poderia enviar milho, açúcar, café, cacau, sal, madeira, vinho e óleo vegetal. Em que quantidade, não sei dizer.

No auge da Guerra de Inverno o exército finlandês tinha 400 mil homens e chegou a ser distribuída uma caixa de sardinhas por 20 homens.


(Adaptado a partir da tradução automática do original, em finlandês, com recurso ao Google Translator. Qualquer erro em relação ao artigo original é, por essa razão, da responsabilidade do autor deste blogue)

Fonte: Ilta Sanomaat

A partir de um comentário visto aqui: Fórum Auto-Hoje