quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Conviver bem com os downloads

A qualidade geral da programação nos canais de séries tem diminuído. Não só porque muitas das novas séries lançadas nos EUA têm sido canceladas, mas também devido à introdução de alguns projectos de segunda linha, com pouca projecção, e o aumento do número de repetições de títulos mais antigos. A palavra que corre é que "há menos séries boas para ver".

Os efeitos podem não ser imediatos, mas farão sentir-se a médio e longo prazo.

As janelas de tempo dilatadas entre a estreia no mercado de origem e a exibição em Portugal levam muita gente a atalhar caminho e recorrer directamente a um torrent perto de si.

Tendo isto em conta, é bom ver que a FOX tem uma relação saudável e sem complexos com os downloads. Ontem, no mural do Facebook, surgia este desafio:


Já sabem qual é a minha opinião sobre este assunto. O mundo mudou e o negócio mudou com ele, é preciso alterar os processos de distribuição de conteúdos.

A forma mais eficiente e barata de reduzir o impacto dos downloads fora do circuito comercial é a redução drástica do tempo entre a primeira estreia (que, automaticamente, coloca o produto no circuito paralelo de torrents) e o lançamento nos restantes mercados. Idealmente, a estreia simultânea.

A recusa em adoptar estes novos princípios só pode significar umas de duas coisas:

a) ainda não compreenderam o mercado.
b) a redução nas receitas que vem do circuito paralelo de downloads não é assim tão relevante que justifique as mudanças.