sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Blablaland - O fel

Antigamente existiam os fóruns de antena aberta, nas rádios e, mais tarde, nos canais de televisão. Depois, surgiram as caixas de comentários dos jornais. Agora, são os perfis de empresas no Facebook. Tudo serve àquele aglomerado que se intitula: "As pessoas que gostam de comentar em todo o lado".

Sou todo a favor da liberdade de expressão e opinião. Infelizmente, este bando concentra vários vícios que afastam qualquer cidadão capaz de escrever duas frases seguidas sem incluir as expressões "vou aí e parto essa merda toda" ou "no tempo do Salazar é que era bom".

Porque ainda nos damos ao trabalho? Vale a pena? A democracia é linda, mas precisa de regras. A comunicação livre é um conceito fantástico, mas há quem não saiba sequer cumprimentar o vizinho no elevador. Sim existem aplicações para moderar caixas de comentários. Existe mesmo a figura do gestor de comunidades (polémica porque já há quem a considere inútil).

Numa altura em que nos queixamos de excesso de informação, é mesmo preciso acrescentar o ruído que vem das caixas de comentários?

Quanto ao Facebook, quero mesmo um perfil de empresa repleto de queixas, insultos e todo o género de observações pouco simpáticas? Mesmo que sejam verdadeiras - algo quase impossível de averiguar dado o tom e quantidade de argumentos oscilando entre o risível e o incongruente - que tenho eu a ganhar em ter uma peça de comunicação (o perfil no FB é isso mesmo, malta) grafitada como uma casa de banho pública?