quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Time Warner acerca da Netflix: "Não nos vão enganar uma segunda vez!"

Aperta-se o cerco à nova menina bonita do mercado do entretenimento. A Netflix subiu rapidamente de simples distribuidora de DVD's por via postal a gigante do streaming de conteúdos a preços baixos.

Agora, os donos dos conteúdos querem rever toda a situação e, sobretudo, querem o dinheiro de volta.

Os acordos iniciais que permitiram à Netflix aceder a conteúdos premium dos maiores estúdios por 25 milhões de dólares termina no próximo ano.

O crescimento da pequena empresa que quadruplicou o valor em bolsa em poucos meses começa a preocupar o topo das administrações de gigantes como a Time Warner.

A influência da Netflix começa a ser transversal. Não só reduziu o valor do produto do segundo ciclo de venda - DVD e BluRay - como ameaça meter a mão no bolso nas vendas de conteúdos de televisão e nas receitas de subscrições de canais por cabo. Isso dói aos velhos gigantes da media. Essas áreas de negócio costumavam ser o principal ganha-pão. Se elas falham todo o modelo económico desaba.

Por isso, numa perspectiva de "nós ou eles" o próximo passo parece ser a destruição do modelo de negócio da Netflix. A renegociação do contrato vai ser dura e os recém-chegados vão ser submetidos a intensa pressão para pagar muito mais pelos apetecíveis conteúdos. Que tal dez vezes mais?

O objectivo é claro: reduzir o poder da Netflix forçando-a a pagar mais. O modelo de negócio actual não comporta esse aumento nos custos e forçará a empresa a passar esse incremento para o consumidor.

Ligações de interesse:

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