terça-feira, 14 de dezembro de 2010

O paywall é um disparate (mais achas para a fogueira)

Defendo que o paywall é um disparate que só funcionaria se existisse uma estratégia comum. Por outro lado, tal atitude permitiria assumir que existe um cartel na indústria o que, em alguns países civilizados, é ilegal.

O paywall é contra-natura num ambiente como a web. A web tem a ver com partilha de informação e hiperligações. As limitações inerentes a um paywall impedem tudo isso. É como construir uma auto-estrada e colocar muros a bloquear as vias a cada cinco quilómetros.

Acredito que também não serão as apps nem as tablets a interromper esta tendência. Quero acreditar que a concorrência e as diferentes formas de encarar o negócio produzirão aplicações tendencialmente gratuitas e que o acesso aos conteúdos continuará a ser livre porque, ao contrário do que querem fazer crer, não existem duas Internets e separá-la por muros só diminui o seu valor.

Acredito que a media deve ser financiada por receitas publicitárias e pela criação de serviços adicionais, bases de dados e análises, bancos de informação, etc.

Também acredito que a imprensa em papel não vai acabar. Será sempre possível adicionar essa fonte de receitas ao bolo total.

Acredito que o grande problema das grandes organizações de media é precisamente a dimensão e a quantidade de recursos absorvidos em actividades não-produtivas.

Na verdade, funcionam como um exército: por cada indivíduo a combater de arma na mão existem 10 na parte logística e administrativa. Por cada soldado, 10 oficiais-superiores.

Na conjuntura presente isso simplesmente não funciona. No futuro, talvez. Agora, é preciso recomeçar do zero. Cortar na administração, na direcção, nos editores disto e daquilo. E pôr malta a escrever, a organizar e classificar informação. Make it simple!

Com as funcionalidades do presente nem sequer precisam de instalações físicas! Nem de reuniões intermináveis. Nem de montes de tipos de gravata a opinar sobre coisas que não entendem e entretidos a criar regras, planos de negócio e estratégias disto e daquilo. Make it simple!

Dito isto, aqui ficam mais algumas notícias sobre uma experiência de paywall a dar para o torto.

O clássico da informação sobre showbiz, o Variety, está a perder pessoal qualificado e a entregar os pontos porque está agarrado a um modelo antigo.

Eis algumas frases que ilustram bem o que se está a passar:
Journalists inside the newsroom are frustrated at policies that further tie their hands.

For writers eager to have their stories seen, the paywall is frustration enough.

Since the paywall arrived in June, Variety’s traffic has nosedived from a global unique visitors per month of just over a million to a number too small for Quantcast to measure.

Gray [editor-chefe] has also stuck to a decision to ignore news that has been broken first by other outlets, despite vigorous protest from other editors.

Ligações de interesse:

Variety Bleeds Talent, While Newsroom Morale Suffers

Daily Variety: We're Putting In A Paywall So We Don't Have To Write About Gossip


Who Left Variety, and Where They Went


Variety Online Pay Wall = Lower Traffic