domingo, 12 de dezembro de 2010

As uiquiliques de Hollywood


As fugas de informação, tornadas célebres pela organização do senhor Assange, não são algo inédito. Já existem há muito tempo, sob diversas formas. A Internet apenas tornou tudo mais fácil porque os sistemas de segurança de transmissão de informação digital ainda estão na idade da pedra e as mentalidades ainda funcionam como no Cretáceo.

Em Hollywood, centro mundial da fofoca, da intriga e do golpe baixo, é comum aparecerem e-mails privados, memorandos internos e mesmo pedaços de papel encontrados em caixotes do lixo (ah pois é bebé).

Na véspera da divulgação dos nomeados para mais uns Globos de Ouro da Hollywood Foreign Press Association (HFPA) surge do nada uma mensagem electrónica de Michael Russell, publicist* da cerimónia, que dá conta do desagrado com que este encara uma série de acções do presidente da associação de imprensa estrangeira em Hollywood, o senhor Philip Berk.

A carta é consequência directa da intenção de Berk em pôr fim à ligação de 17 anos com a empresa de relações públicas de Russell.

Todos os anos, por esta altura, começam a chover críticas e artigos pouco abonatórios sobre as actividades e organização da HFPA.

São relembrados escândalos passados (o mais hilariante foi certamente o prémio de "Revelação do Ano" dado a Pia Zadora em 1981 por um filme que toda a gente classificou como execrável) e o facto de os votantes serem pouco mais de 80 - para os Oscars votam para cima de seis mil pessoas.

Este ano, a lavagem de roupa suja começou com este e-mail. Michael Russell recusa qualquer comentário por se tratar de correspondência privada com um cliente. Philip Berk nega a existência do documento.


As nomeações saem dia 14, terça-feira, às 8 da manhã, hora de Nova Iorque. A cerimónia terá lugar a 16 de Janeiro.

* Há quem traduza o termo por "publicista". Na verdade é pessoa que trata das relações com a imprensa; em termos mais específicos é um assessor de imprensa ou, de forma mais ampla, um Relações Públicas.

Ligações de interesse:

Site da HFPA
A notícia que dá conta do e-mail entre Russell e Berk