sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Como identificar as áreas em que Portugal está atrasado

Ou, como começar a ser modernaço em 2010. Primeiro. Consultar as diversas listas de acções ou objectos considerados obsoletos pelos americanos. Segundo. Comparar com acções ou objectos ainda em uso em Portugal. Terceiro. Pasmar.

O Huffington Post publicou umas dessas listas: "12 Coisas Que Se Tornaram Obsoletas Na Última Década".

Inclui coisas como...
  • Ligar em vez de mandar uma mensagem de texto. Relaciona aparelhos e aplicações que permitem enviar mensagems - Telemóveis, mensagens instantâneas, Facebook, correio electrónico, etc. - com o velho hábito de ligar a perguntar se queremos carne ou peixe para o jantar;
  • CDs e lojas de música, esses pequeninos monstros em vias de extinção;
  • Agendas de papel e listas telefónicas;
  • Catálogos em papel; o marketing directo (eufemismo para montes de papel com que atulham as nossas caixas de correio);
  • Máquinas de fax e o próprio acto de pedir ou enviar "um fax";
  •  Cartas escritas à mão, o good ole snail mail;
  •  Fios. Tudo está a ficar wireless - até ao dia em que descobrirem que o wireless causa o cancro e depois volta tudo a ser muito amigo do velho fio;

Agora é só olhar bem para a lista e pensar: "hummm... há coisas que ainda se fazem por cá como se fossem a melhor coisa do mundo".

Tudo isto e muito mais, no site de uma menina que nasceu em 1980 (uma criancinha) e se dedica a estudar e compilar esta área tão interessante da obsolescência.

Uma das minhas listas favoritas refere novidades de 2009 que já são obsoletas. Serve para acenar na cara dos early adopters que conhecemos. Normalmente, choram a seguir. E nós gostamos muito de fazer um early adopter chorar.

De todas, a que mais me toca o coração tem a ver com o entretenimento. Ai como adoro o entretenimento.

Inclui 10 coisas obsoletas em termos de media e cultura popular. E sabem que mais? Por cá, há muita gente que nem sonha que algumas destas coisas estão para acabar.

1. Acenar com isqueiros nos concertos. Pfff....fácil. Esta a malta adoptou na primeira hora.

2. Ver anúncios. Idem. Infelizmente, toda a gente reparou menos as agências de publicidade e os anunciantes que continuam a enterrar dinheiro todos os dias.

3. Comprar revistas com mulheres nuas. Nem toda a gente reparou nisto. É por isso que a Playboy portuguesa vai fechar dentro em breve.

5. (a número 4 era chata, a sério) Ter de consultar um jornal ou ir ao cinema para saber horários de sessões ou quais os filmes em exibição. Ler críticas de 1500 palavras para saber se um filme é bom.

6. Ouvir cassettes e CDs.

7. Alugar filmes no videoclube. Um dos melhores negócios em 2000 transformou-se num buraco sem fundo uma década depois. Há quanto tempo não entra num Blockbuster?

8. Ler jornais. Daqueles de papel. Que sujam os dedos.

10. (a 9 era uma private joke para quem trabalhou na área. a sério, deixem-me ser paternalista e presunçoso de vez em quando). Ver televisão com horários fixos. É um dois em um. As boxes e os DVRs, não só nos libertam da ditadura das grelhas dos canais, como nos permitem não ver qualquer tipo de publicidade ou auto-promoções. Já deram por isso aqui no burgo? Já mas estão a assobiar para o lado.