segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A Universal diz não a Spielberg

É um dos projectos que mais me entusiasma e mais medo me dá. A adaptação Spielberg/Jackson das Aventuras de Tintin (d'aprés Hergé).


Esta história resume-se em poucas palavras.

O acordo de Spielberg com a Paramount acabou e ele e sus muchachos andam à procura de outro local para pousar.

O local preferido seria a Universal, dada a relação de Spielberg com este estúdio onde começou a carreira. Estava tudo bem encaminhado para que o primeiro Tintin tivesse luz verde. Mas agora parece que a Universal virou o bico ao prego e diz que o projecto não é viável.

Segundo o Los Angeles Times (LAT), o GBO mundial teria de ser de 425 milhões de dólares para que o projecto atingisse o ponto de equilíbrio. Só a partir daí é que a Universal poderia sonhar em ver algum lucro.

A dupla Spielberg e Jackson ficaria com 30% do que entrasse vindo de qualquer uma das plataformas de venda, cinema, DVD ou televisão. Ou seja, de acordo com o que diz o LAT, os dois embolsariam algo perto dos 100 milhões de dólares antes que a Universal pudesse ver um centimo que fosse.

Com esta nega, Steven Spielberg não só fica sem apoio para a trilogia Tintin como se vê obrigado a jogar com a Paramount em duas frentes: numa negoceia a saída da Dreamworks mais o seu compincha David Geffen após dois anos e meio de relações atribuladas. Na outra tenta convencê-los a financiar um projecto caro, baseado num personagem com grande impacto internacionalmente mas pouco conhecido nos Estados Unidos.

Se fosse outra pessoa, dizia já de caras que não conseguiria. Sendo quem é...hummm...talvez.

PS: Este texto dava o título mais hilariante da história do TELOS: "Universal rejeita Tintins de Spielberg".