segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ó Steed, então e os Oscares do ano que vem?

Nicole Kidman em "Austrália" de Baz Luhrmann


É uma pergunta que me fazem muitas vezes, na fila do talho, ou no barbeiro do senhor Baptista.

E eu respondo, ó malta, isto é assim: todos os anos, uns bons meses antes da cerimónia, há uns quanto que gostam de se deitar a adivinhar. Raramente acertam, porque isto do cinema dá muitas voltas. Mas é divertido e acaba por ser um jogo engraçado à Nogueira Pinto - vocês sabem que eu sei que não vou acertar mas mesmo assim vamos deitar cartas.

O NY Times, decidiu ir a jogo nesta actividade, tão inútil como tentadora, de adivinhar quais serão os filmes dos Oscars do próximo ano. Que, na realidade são os Oscars deste ano porque os prémios são dados aos filmes do ano anterior. Comprends?

O jornal lança o nome de David Fincher, homem com pedigree que faz filmes com perfil de estatueta. O filme chama-se "The Curious Case Of Benjamin Button". É baseado num conto do F. Scott Fitzgerald e conta a curiosa - daí o título - história de um homem que nasceu velho e vai ficando mais novo com o passar do tempo. Após o secante "Zodiac" é de esperar algo um bocadinho mais animadote do amigo Ficher.

Também grande favorito é "Australia", de Baz Luhrmann, com Nicole Kidman e Hugh Jackman.

Outro filme de que se fala é "The Soloist" com Jamie Foxx e Robert Downey Jr. sobre um músico de jazz esquizofrénico. Jazz? Esquizófrénico? Cheira a Oscar!


Uma cena de Frost/Nixon de Ron Howard


Mais um: Frost/Nixon de Ron Howard com Michael Sheen e Frank Langella. Não sei como é que se faz um filme a partir das entrevistas pós-Watergate entre David Frost e Richard Nixon mas, que se lixe, temos confiança no Ron. O homem já fez filmes como o Cocoon e o Splash.

O que vem a seguir? Um Clint Eastwood com o título "Changeling" e a Angelina Jolie à procura do filho - só podia.

"Flash Of Genius" do produtor tornado realizador Mark Abrahm que vai contar a história da luta do homem que inventou o limpa pára-brisas contra as corporações malvadas de Detroit (consta quem as sequelas serão, sucessivamente, a história do homem que inventou a biela e a história do homem que inventou o tubo de escape e aqueles pinheiros de dar cheirinho).

A Sony apresenta à contenda "Seven Pounds", o resultado de mais uma parceria Gabrielle Muccino e Will Smith. A anterior foi aquele dramalhão chamado "The Pursuit of Happyness". Desta vez, o actor é um agente do IRS com remorsos, que decide mudar a vida de sete pessoas. Kleenex anyone?

Admiração das admirações, também "Quantum Of Solace" despertou a atenção das quadrilheiras dos Oscares e fala-se que poderá entrar na corrida. That will be the day mas...esperemos para ver.

Noutros artigos vi referencias ao novo Ridley Scott, "Body Of Lies" com o amigo Leo e Russell Crowe num filme sobre terroristas e agentes secretos.

A "Revolutionary Road", a reunião do par Winslet e Di Caprio realizada por Sam Mendes, com um argumento que anda à volta de um casal que decide trocar a América dos anos 50 pela França.

Daniel Craig no papel de Tuvia Bielski, herói da resistência, no filme "Defiance"


Também a "Defiance", de Ed Zwick, com Daniel Craig no papel de uma resistente anti-nazi na União Soviética.

Fala-se ainda de "Happy-Go-Lucky" de Mike Leigh acerca de uma professora londrina excessivamente optimista.

Por fim, o vencedor do festival de Veneza, "The Wrestler" com Mickey Rourke também tem os seus adeptos.