quarta-feira, 2 de julho de 2008

Milagre! Milagre! Ou como a vida real é um episódio dos Simpsons

Lembram-se daquela senhora que não conseguia andar, que estava muito doente e foi obrigada a apresentar-se no local de trabalho por uma junta médica? A senhora, funcionária da Junta de Freguesia de Vitorino de Piães, perto de Ponte de Lima, afirmava sofrer de problemas surgidos após uma cirurgia à coluna que a incapacitavam.

Pois segundo o Correio da Manhã, a dita senhora está curada. Após uma visita ao Bom Jesus de Braga, Ana Maria Brandão recuperou totalmente dos problemas de saúde que a apoquentavam há quase quatro anos.

Há quem reclame milagre, há quem a queira ver presa, há quem a insulte e chame nomes feios.

Mais do que isso, o importante é ver acima do ruído e não passar do oito ao oitenta como é tão comum.

Se a notícia for verdadeira e se a funcionária pública esteve a enganar meio mundo, existem tribunais e o Estado pode processá-la. Mas isto não transforma em vigaristas todas as pessoas que se queixaram da incompetência das juntas médicas. Não significa que aquela professora com cancro estivesse a fingir, ou que o cantoneiro que anda de canadianas passe os dias aos pulos por ter enganado toda a gente.

Inevitavelmente, aparece logo malta a desempenhar o papel de Nelson Muntz, a soltar um sonoro "HA-HA!" e a apontar para os outros como papalvos que acreditam em tudo. Será que na altura declararam publicamente que "a Ana Maria Brandão é uma fraude!" ou estão só a ser um bocadinho "chico espertos"?