domingo, 1 de junho de 2008

A Crise das Séries de Televisão


Nos L.A. Screenings(1) deste ano, os britânicos, tradicionalmente os maiores compradores, regressaram de mãos vazias e queixaram-se da falta de produto com potencial, apesar das boas perspectivas criadas à volta de títulos como "Fringe" ou "The Mentalist".


Uma notícia do Variety parece confirmar que a produção nos Estados Unidos não está a conseguir gerar o mesmo interesse que em anos anteriores. Ou seja, faltam séries do nível de "Desperate Housewives", "Lost" ou "C.S.I.", grandes sucessos que inflacionaram preços e encheram os bolsos das networks americanas.



Os sinais já têm algum tempo. A greve dos argumentistas, no início deste ano, apenas agravou a tendência. Se fizermos uma lista das séries de sucesso das cinco grandes redes de televisão nos Estados Unidos, podemos notar que todas elas tiveram início há três ou quatro anos e que, desde essa altura, não surgiram outras que pudessem formar uma linha de sucessão.

24", "Lost", "Desperate Housewives", "CSI", "Heroes", "Grey's Anatomy", "Ugly Betty", "Law & Order", "House", "Prison Break". Todas elas já vão pelo menos na terceira ou quarta temporada.

Parece ainda que os hábitos do mercado estão a mudar. A tendência para comprar por atacado em eventos como o L.A. Screenings, está a desaparecer. Agora, os responsáveis pelas aquisições de programas preferem manter o interesse ao longo do ano e agir à medida que os projectos interessantes vão surgindo.


Na opinião de alguns participantes, isto não significa que eventos como o L.A. Screenings, o Mip TV ou o Mipcom venham a desaparecer num futuro próximo. No entanto, o modo como são encarados por ambas as partes, vendedores e compradores, irá certamente alterar-se.