segunda-feira, 26 de maio de 2008

O mito dos 12 minutos por hora

Notícia no site do jornal Sol, um relatório da entidade reguladora diz que os canais de televisão violaram a lei dos 12 minutos de publicidade por hora de emissão, no caso das privadas e dos 6 minutos por hora no caso da RTP.

Isto não me surpreende. O que me deixa de boca aberta é a quantidade de vezes que a Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) detectou as infrações: duas vezes no caso da TVI, uma vez no caso da SIC e onze vezes no caso da RTP.

Só?


Exercício engraçado: cronómetro numa mão.Começa o break(1), tic-tac-tic-tac...


Vejam quanto tempo de publicidade pura e dura - excluam portanto as auto-promoções(2) - passam hoje durante o primetime(3) nos canais generalistas.

Se forem pessoas realmente desocupadas façam-no durante uma semana e contem as vezes em que os breaks por hora ultrapassaram os 12 minutos.

Estes e outros incumprimentos quanto ao tipo de programação e percentagem de conteúdos de origem nacional, serão segundo a ERC: "agora avaliados para determinar, na legislação competente, se merecem algum tipo de sanção".

Ou seja, apesar dos incumprimentos detectados a entidade reguladora ainda coloca a hipótese de não aplicar sanções.


(1) intervalo
(2) promoções a programas e/ou iniciativas do próprio canal
(3)período entre as 20 e as 23 horas