segunda-feira, 26 de maio de 2008

O mito do boicote às gasolineiras

Andam a circular pela Internet dois apelos ao boicote às gasolineiras. Um diz para não abastecer nas bombas da Galp, BP e Repsol nos dias 1, 2, e 3 de Junho. O outro alarga esse boicote a todos os postos de abastecimento.

É bonito pá, e podiamos dar as mãos e vestir de branco e assim. Mas há um detalhe. Para que o boicote resulte é insuficiente não abastecer naqueles três dias. Seria preciso também que as pessoas não andassem de carro durante esse período.

Eu explico. Se deixar de abastecer a 1, 2, ou 3 e mantiver o nível diário de consumo de gasolina, então, vou gastar exactamente o mesmo combustível. Só muda o facto de, em vez de abastecer, por exemplo, 10 litros no dia 1, ter de colocar 15 litros no dia 4.

Outro exemplo: tenho o depósito na reserva. O computador de bordo diz-me que ainda consigo fazer 15 kms. Faço 5 kms em cada dia. E só no dia 4 é abasteço.

Se não fizer o boicote assim que verificar que só tenho gasolina para 15 kms vou imediatamente à bomba.

Ou seja, se todos fizerem exactamente o mesmo número de kms o que se vai passar é que a Galp, por exemplo, vende 300 mil litros no dia 31, 100 mil nos dias 1, 2, e 3 e 600 mil no dia 4 porque a malta vai ter de encher o que gastou nos dias do boicote.

Os exemplos são reles mas acho que you get my point.