sábado, 19 de abril de 2008

Basquetebolices

Finalmente a Liga de Clubes de Basquetebol atirou a toalha ao chão. Para o ano já não há Liga e tudo se encaminha para que os 8 clubes que restavam se juntem à Proliga, o campeonato organizado pela federação que, em teoria, devia ser o segundo escalão do basquetebol nacional.

Em teoria, porque o facto de o Vitória de Guimarães ter vencido a Taça de Portugal este ano, veio confirmar que a diferença entre as duas provas já não existia.

Ao longo dos últimos anos os clubes têm vindo a perder competitividade. Se nos anos 80 e 90 os clubes portugueses ainda conseguiam algumas vitórias em jogos contra clubes europeus, as derrotas em série da Ovarense na fase de grupos da última Taça ULEB, a segunda mais importante, limparam qualquer dúvida.

O cenário neste momento reduzia-se a clubes sem capacidade financeira e uma liga que não gerava receitas; estrangeiros de qualidade cada vez menor e debandada dos melhores jogadores nacionais para Espanha, onde integram clubes da primeira, segunda e terceira liga.

Vamos ver se com a Proliga, em novos moldes, a situação volta a entrar nos eixos. Vai ser engraçado voltar a ver jogos entre o Atlético e o CAB Madeira ou o Illiabum e o FC Porto.