domingo, 20 de abril de 2008

Basquetebolices II

Desenvolvimentos sobre este assunto:

A falta de nível das pessoas que estão à frente das federações é de rir a bandeiras despregadas.

Mário Saldanha, presidente da FPB não contém a felicidade pelo insucesso da liga profissional de basquebol.

Primeiro diz aos jornais que vai a uma reunião com a liga moribunda para "ouvir desgraças e apanhar os cacos". Ontem volta a demonstrar o seu contentamento por lhe permitirem aparecer como salvador da pátria e já apresentou uma data de ideias:

a) Parece que o Sporting e a Oliveirense querem regressar. Foram rápidos! Para quem criticou processos feitos em cima do joelho, parece-me que de repente aceitar que dois clubes compitam na principal prova nacional com projectos vindos do nada é um bocado incongruente.

b) Ainda ninguém aprovou nada mas o presidente já diz que vai propor que se chame "Liga Portuguesa de Basquetebol".

c) Parece-me bem que queira limitar o número de jogadores estrangeiros. Espero que o consiga. De qualquer modo, prometer acabar com a "Babilónia" actual era desnecessário.

d) Segundo diz o presidente da federação, a nova liga irá ter entre 14 a 16 clubes sendo 8 da prova profissional que agora termina e oito vindos da Proliga. Deixa ainda as tais duas vagas em aberto para Oliveirense e Sporting.

Só ele sabe porquê. Então e os outros participantes na Proliga que já têm estruturas prontas?

Não faria mais sentido que Sporting e Oliveirense pudessem entrar apenas na época seguinte, provando com resultados na Proliga o seu empenho em construir equipas competitivas?

e) O egocentrismo só piora a cada notícia que se lê. No "Jogo" diz que:

"não será um passo atrás, mas sim dois à frente". "Eles estão tão atrás que só há um caminho, andar para a frente", referiu. "Para quê precisávamos [sic] de organizar este campeonato? A federação está com muito trabalho e já estava a organizar um campeonato da Proliga. Por que é que me vou matar a organizar agora outra prova?"

Quem o ouvir falar pensa que a federação é ele e que ele sozinho organiza tudo quanto é competição nacional. Uau! Estou impressionado. Obrigado ó Saldanha por te dignares organizar uma prova melhor!

f) E finalmente a pérola. Diz Mário Saldanha que está em negociações para trazer a Portugal um jogo da NBA. A justificação é linda: eles já vão muitas vezes a Espanha.

Vamos ser honestos. Eu gostava muito de ir ao Pavilhão Atlântico assistir a um jogo com equipas da NBA mas as probabilidades de que isso aconteça são quase nulas. A NBA tem interesse em mercados maiores, de preferência países que tenham jogadores a actuar num dos seus clubes. Ah e o Pavilhão Atlântico é giro, mas essa Europa toda está a fervilhar de arenas mais modernas e com maior capacidade.

O discurso do coitadinho que tantas vezes se ouve é irritante mas a alegre incontinência verbal de alguém a quem a vida corre sobre rodas ainda é pior.