quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

Sinergias

Há palavras de que eu não gosto. Como por exemplo, "sinergia". Não passa uma reunião sem que eu tenha de ouvir alguém dizer que "temos de provocar sinergias" ou "há que aproveitar as sinergias" ou ainda "alguém mandou vir uma Pizza Sinergia?".

A palavra significa "Acção conjunta de vários agentes, de vários orgãos no cumprimento de uma dada função"; "associação dinâmica de vários factores ou de várias funções que contribuem para um determinado resultado ou efeito; União de tendências diversas.

Em termos práticos, pode servir para designar um grupo de polícias a bater num suspeito, uma associação mafiosa, um congresso do PS ou, no que é o seu uso mais comum no planeta onde vivo, ser utilizada por marketeers quando não sabem o que hão de dizer e querem parecer inteligentes. É um chavão, uma muleta e, em quase cem por cento dos casos, a referência a algo que nunca vai acontecer pois normalmente acaba sempre cada um a puxar a brasa à sua sardinha.

Quando numa reunião alguém afirma "temos de conjugar esforços e criar sinergias...", apetece-me logo uma de duas coisas:

a) Esbofetear o meu interlocutor.

b) Começar a baixar as calças e dizer: "Tudo bem, prefere ficar por cima ou por baixo?"

c) Franzir o nariz e cochichar para o vizinho: "Cheira mal, foi aquele gajo da gravata cinzenta que largou uma sinergia".