Ainda há poucas semanas comentava isto com alguém: nunca, como agora, se viu tanta estrela de Hollywood a fazer publicidade. Nos anos 90 e até já bem dentro do novo milénio, ninguém queria ouvir falar de dar a cara por uma marca.
A palavra "endorsement" era quase um palavrão dito entre dentes. Os publicists dos talentos agiam com rapidez e violência contra qualquer indício de que o seu estimado cliente pudesse estar associado, mesmo que remotamente, com uma marca ou produto.
Hoje, as coisas mudaram. Os custos de produção e marketing aumentaram e os proveitos têm vindo a diminuir. Deixámos de ouvir falar em salários de 20 milhões de dólares por filme. A verdade é que, cada vez menos, um filme é vendido pelos actores. Clooney, Roberts, Hanks, Cage, Johansson, Carrey, todos têm uma série de fracassos de bilheteira para atestar este facto.
Os publicists continuam a vigiar o planeta em busca de imagens que possam prejudicar os actores, mas apenas para garantir a integridade dos contractos assinados. Clooney é o homem da Nespresso, Julia Roberts dá a cara pela Lancôme, etc., etc.
Privadas de uma fonte de rendimento, as estrelas viram-se para outros lados.
Bem a propósito, recomendo a leitura deste artigo que aborda não só a tendência para o uso de actores de Hollywood na publicidade, mas também as incongruências e disparates que os rodeiam. O tom é, por vezes,exagerado, mas contém informação interessante e dá uma ideia bastante precisa do que se passa:
Greedy Celebs Could Impact the Entire Entertainment Business
Este coiso aborda essencialmente nada em especial. É rigorosamente imprevisível. Inclui diversas referências ao nicles absoluto e contém níveis elevados de parvoíce. Em dias bons pode encontrar por aqui alguns textos medianamente interessantes sobre cinema, televisão, cultura popular e marketing.
Temas
cinema
(267)
parvoíces
(187)
internet
(169)
jornalismo
(117)
piadolas
(113)
televisão
(102)
sociedade
(96)
política
(89)
marketing e publicidade
(83)
música
(64)
notícias
(60)
portugal
(57)
desporto
(48)
economia
(46)
internacional
(28)
história
(25)
coisas artísticas
(20)
tecnologia
(16)
dilbert
(15)
livros
(15)
comida
(7)
coisas científicas
(1)