domingo, 22 de maio de 2011

Carne picada, tweets, monitorização das redes sociais e astrologia

É tema de conversa no dia de hoje. Como os temas na Internet têm o prazo de validade mais curto do que um iogurte é aproveitar enquanto dura.

Fala-se das lojas automáticas daquela empresa americana que vende carne picadinha e tem um "M" no logo.

Fala-se do fantástico twitómetro que pretende identificar tendências positivas ou negativas nas referências aos líderes políticos feitas pelos utilizadores do Twitter.

Fala-se (menos do que se devia) das ferramentas de monitorização das redes sociais que vão ser vendidas às empresas para controlarem crises e referências negativas.

Não se fala:

a) Das consequências do desaparecimento dos postos de trabalho criados pela empresa que vende carne picada.

b) Do facto de o tal twitómetro considerar a grande maioria das referências feitas aos líderes políticos como "neutras". Basta ter alguma experiência prática no twitter para saber que "neutralidade" é coisa que se vê pouco no comentário político nesta rede social.

c) De como as ferramentas de monitorização conseguem controlar o que se passa no Facebook (onde quase toda a gente tem perfis privados e onde os grupos também são fechados) e no Twitter - onde é fácil bloquear um utilizador e onde muitos utilizadores têm os tweets fechados a cadeado. Como pretendem fazê-lo sem violar a privacidade dos utilizadores é algo que ficou por dizer.

d) Aceito que possa estar errado, mas, até prova em contrário, estas monitorizações automatizadas merecem-me tanto crédito como... sei lá, a astrologia?

Nem de propósito, apareceu outro texto sobre esta história dos automatismos. ora tomem lá o link:  Automatic for the people

Have fun e comam muita fruta e legumes!