A Motion Pictures Association of America (MPAA) é a associação dos maiores estúdios norte-americanos. O braço musculado que exerce pressão junto das instituições políticas e defende a indústria do cinema. Bem ou mal, goste-se ou não, é esse o seu papel.
Durante uma convenção de exibidores, em Las Vegas, o novo presidente da MPAA, o senhor Christopher Dodd, afirmou que: "Hollywood é excelente a promover os filmes que produz, mas tem feito um péssimo trabalho a promover-se a si própria."
Esta foi a primeira grande declaração pública de Dodd, que tomou posse há apenas nove dias e, para início de conversa, foi directo ao problema.
É verdade, a indústria está naturalmente concentrada nos produtos que manda para o mercado e descura a sua comunicação como um todo. E este sector vale muito dinheiro em termos económicos e dá emprego a centenas de milhares de pessoas, dentro e fora dos EUA.
É como um iceberg gigantesco: os Oscars, os actores e os realizadores, são apenas uma pequena parte visível. Abaixo, está uma multidão de carpinteiros, motoristas, empresas de catering, seguradoras, contabilistas, assistentes disto e daquilo, cabeleireiros, técnicos de tudo e mais alguma coisa. Gente que não aparece nas capas das revistas, nem desfila pelas passadeiras vermelhas. Gente que vê o cinema exclusivamente como um ganha-pão.
Hollywood "terrible" at marketing itself: lobbyist
Este coiso aborda essencialmente nada em especial. É rigorosamente imprevisível. Inclui diversas referências ao nicles absoluto e contém níveis elevados de parvoíce. Em dias bons pode encontrar por aqui alguns textos medianamente interessantes sobre cinema, televisão, cultura popular e marketing.
Temas
cinema
(267)
parvoíces
(187)
internet
(169)
jornalismo
(117)
piadolas
(113)
televisão
(102)
sociedade
(96)
política
(89)
marketing e publicidade
(83)
música
(64)
notícias
(60)
portugal
(57)
desporto
(48)
economia
(46)
internacional
(28)
história
(25)
coisas artísticas
(20)
tecnologia
(16)
dilbert
(15)
livros
(15)
comida
(7)
coisas científicas
(1)