quarta-feira, 30 de março de 2011

Novo presidente da MPAA diz uma grande verdade: Hollywood não tem sabido promover-se

A Motion Pictures Association of America (MPAA) é a associação dos maiores estúdios norte-americanos. O braço musculado que exerce pressão junto das instituições políticas e defende a indústria do cinema. Bem ou mal, goste-se ou não, é esse o seu papel.

Durante uma convenção de exibidores, em Las Vegas, o novo presidente da MPAA, o senhor Christopher Dodd, afirmou que: "Hollywood é excelente a promover os filmes que produz, mas tem feito um péssimo trabalho a promover-se a si própria."

Esta foi a primeira grande declaração pública de Dodd, que tomou posse há apenas nove dias e, para início de conversa, foi directo ao problema.

É verdade, a indústria está naturalmente concentrada nos produtos que manda para o mercado e descura a sua comunicação como um todo. E este sector vale muito dinheiro em termos económicos e dá emprego a centenas de milhares de pessoas, dentro e fora dos EUA.

É como um iceberg gigantesco: os Oscars, os actores e os realizadores, são apenas uma pequena parte visível. Abaixo, está uma multidão de carpinteiros, motoristas, empresas de catering, seguradoras, contabilistas, assistentes disto e daquilo, cabeleireiros, técnicos de tudo e mais alguma coisa. Gente que não aparece nas capas das revistas, nem desfila pelas passadeiras vermelhas. Gente que vê o cinema exclusivamente como um ganha-pão.


Hollywood "terrible" at marketing itself: lobbyist