terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Qual foi o filme mais "pirateado" do ano?

Terá "Kick-Ass" passado ao lado de uma grande carreira comercial por causa dos inúmeros downloads ilegais?

"Avatar".

De acordo com o THR, Esq., um dos blogs residentes do The Hollywood Reporter, o filme do Sr. Cameron foi descarregado em sites de torrents o lindo número de 16.850.000 vezes, mais coisa, menos coisa.

O autor recolheu estes números no Torrentfreak.

Aconselho alguma calma antes de começarem a falar sobre o prejuízo encaixado pela Fox e pelos produtores e exibidores.

Não sabemos quantos dos que fizeram o download pela Internet também viram o filme em sala. Ignoramos o número médio de pessoas que teve acesso ao filme por cada download. Por fim, acho aceitável concluir que um número indeterminado de pessoas nunca iria ver o filme ao cinema. Enfim, desconhecemos umas cenas e tal.


De qualquer forma, podemos fazer algumas contas rápidas:

O filme somou, grosso modo, dois mil e oitocentos mil milhões de dólares (2.800.000.000 USD) em receita bruta, em todo o mundo. Mais o home entertainment (DVD, BluRay) e mais as vendas para televisão.

A um preço médio de sete dólares as descargas ilegais representariam cerca de 116 milhões de dólares. Ou seja, 4% da receita bruta mundial em cinema.

É dinheiro, mas não é dramático, sobretudo se tivermos em conta que existe alguma sobreposição entre os universos dos que descarregaram o filme e os que foram ao multiplex.

Mais dramático é o caso de "Kick Ass" que fez apenas 96 milhões de dólares em box office. Como se isso não bastasse, foi o segundo título mais descarregado.

Os 11,4 milhões de downloads aos mesmos sete dólares representariam quase 80 milhões de dólares. Uns brutais 83% da receita bruta mundial.

As contas são simples de fazer. Mais difícil é ter a certeza de que os resultados permitem extrair conclusões. Alguém consegue ter a certeza de que "Kick-Ass" seria um êxito de bilheteira se não existissem os torrents?

Outro filme que, de acordo com os produtores, foi um fracasso financeiro por culpa dos "piratas" é "The Hurt Locker". Neste caso, fica mais fácil perceber quem tem razão. O filme passou despercebido no lançamento em sala. Quando começou a ganhar prémios e a ser falado, raras eram as salas que o estavam a exibir. As descargas na Internet substituíram o circuito tradicional de distribuição. A responsabilidade vai direitinha para os timings de estreia. Os velhos hábitos pagam-se caro neste novo mundo em que quase tudo é digital e está ali à mão de semear. Se queremos ganhar dinheiro com os conteúdos temos de alterar estratégias.