terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Presença dos oradores no Upload Lisboa 2010 nas redes sociais (o dayafter)

Tal como prometido, eis os novos dados recolhidos dois dias após a segunda sessão do Upload Lisboa 2010.

O objectivo era simples: verificar se a presença no Upload Lisboa teria alguma impacto na presença dos intervenientes nas redes sociais mais importantes.

Tenham presente que o valor disto é mínimo. É como comparar alhos e bugalhos (já agora, alguma vez viram um bugalho?)

O Facebook é usado por quase todos como uma rede de carácter mais privado - só o amigo Brian Solis tem uma página de fãs, o que se compreende porque é o único que existe como marca.

O LinkeIn é uma rede social para contactos profissionais e, como tal, tem um âmbito restrito.

O Twitter é a única rede em que este tipo de medição tem algum valor, mas, mesmo assim, tudo depende do facto de se ter um perfil aberto ou fechado a cadeado.

De qualquer forma, com estas ressalvas presentes, os dados estão aqui. E a conclusão a que chego é que se deu aqui aquilo a que chamo de "Efeito Freeze".

Lembram-se daquele anúncio do Tochas em que ele tentava mudar a percepção de que só se deve beber água com gás quando se está mal disposto?

Ele bebia uma água com gás e depois dizia: "Eh, estou na mesma!" É esse o efeito Freeze.

Foi isso mesmo que aconteceu neste caso. Não vi mudanças significativas na presença deste pessoal nas redes sociais.

Esperem lá um minuto antes de começarem a invectivar e resfolegar. Isto não é igual a dizer "ah e tal aquilo não serve para nada".

Alguns dos oradores movimentam-se no mercado brasileiro, o Solis é um cidadão do mundo e há malta que tem mais que fazer do que simplesmente coleccionar seguidores e amiguinhos.

Talvez por estar ocupada a fazer com que os clientes tenham mais seguidores e amiguinhos?

Tomem lá quadro e divirtam-se!

Nota: (se forem pitosgas, como eu, cliquem na imagem)