terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Momentos Douradinhos - Edição Especial (actualizado)

É provável que se lembre deste êxito de audiência:

Momentos Douradinhos - Edição Twitter
É chegada a altura de juntar mais um momento a esta singela colecção.

A história repete-se: uma marca, um cliente insatisfeito, má gestão da situação, incapacidade total para perceber como funciona a comunicação em ambiente digital. Resultado: processos em tribunal e a imagem da marca enxovalhada pelas redes sociais. Na ultima hora o assunto já era trending topic no Twitter em Portugal.

Como diz, e muito bem, o Rodrigo, enganaram-se no número e ligaram para o advogado em vez de ligar para a agência de comunicação.

--------- actualização-----------

Ao segundo dia a coisa chegou à media mainstream. Podemos ver aqui três fases distintas:

a) O problema estava contido no blogue e era conhecido apenas pelo círculo de amigos/conhecidos/leitores do blogue.

b) O problema chega às redes sociais, primeiro ao twitter e depois ao Facebook. O círculo alarga-se, mas ainda está relativamente contido a um nicho.

c) Os media mainstream pegam no assunto (bem ou mal, não me cabe a mim julgar). O problema passa a ser do conhecimento de um número substancialmente maior de pessoas que até há 24 horas atrás nunca tinham ouvido falar dele e torna-se verdadeiramente público.

Para pensar:

Faz sentido pegar neste assunto e dar-lhe tratamento noticioso?

Qual será o prejuízo real da marca envolvida? Será relevante?