sexta-feira, 2 de julho de 2010

Receita para jogar bem à bola (por alguma razão o site é do Mister Steed)

Não percebo nada de futebol. O raio do jogo, às vezes, até me aborrece. Apesar disso, acho que consigo, com base no que tenho visto do Mundial da África do Sul, retirar aquilo que é a receita para bem jogar à bola.

a) Pressionar sempre, sempre, sempre quem tem a bola. Enerva o adversário, tira-lhe tempo para pensar e aumenta a percentagem de passes falhados.

b) Defender subido no campo. Tem menos campo para correr se recuperar a bola, corta iniciativa ao adversário e tem mais espaço para corrigir erros.

c) Acertar os passes. Neste futebol todo táctico, cada posse de bola vale ouro. Como há pouco espaço os lançamentos compridos e as variações de flanco são vitais para avançar no terreno. Quem falha muitos passes perde a bola. Quem não tem a bola sofre golos.

d) Saber jogar de cabeça. Uma grande parte dos lances joga-se de cabeça, quem não souber passar, cortar ou rematar com a cabeça, vai perder mais vezes a posse de bola. Cada posse de bola perdida é mais uma hipótese para o adversário.

e) Nunca estar parado. Fechar linhas de passe, desmarcar, pressionar, estar sempre à procura do espaço vazio, trabalhar, trabalhar, trabalhar. Sempre concentrado, sempre no jogo. Quem não se mexe, sai.

f) Ser rápido. Rápido a recuar para a defesa, rápido a sair para o ataque, rápido a passar a bola, rápido a desarmar, rápido a pressionar.

g) Ter uma preparação física do caneco.Para aguentar o bom futebol moderno é preciso ter uns pulmões do tamanho do mundo. A técnica aprende-se nas camadas de formação. Toca mas é a trabalhar a condição física.

h) Disciplina táctica, auto-controlo e inteligência emocional. Quem não souber estar no campo perde o jogo. Quem comete faltas parvas ou manda vir com o árbitro perde o jogo. Quem não tem estofo para ser desportista profissional não merece o que ganha.

i) Sorte. As alíneas anteriores ajudam, mas no fim de cada jogo, a sorte ainda conta muito.