Um facto, as vendas de livros do Tio Patinhas aumentam 300% durante as férias de Verão.
Tal como nos casos de corrupção, depois, não é ninguém.
Tal como nos casos de corrupção, depois, não é ninguém.
Gostam do título, em português e em estrangeiro? Fui eu que inventei, sozinho.
Nesta altura do ano, as pessoas vão de férias. Infelizmente, a maior parte regressa ao fim de algum tempo.
Outra coisa que as pessoas fazem, nesta altura do ano, é mostrar ao mundo os livros que dizem que vão ler durante as férias.
Isto é particularmente verdade no caso da malta que tem uma audiência, ou seja, quem é visto, ouvido ou lido por um número significativo de outras pessoas. Como têm uma imagem a manter é regra afirmarem que têm a mala cheia de livros que condizem com essa imagem.
Não me recordo de ouvir alguém dizer que leva a mala cheia de livros do Tio Patinhas ou que vai aproveitar o tempo para reler a colecção das "Gémeas no Colégio de Santa Clara". Ou, simplesmente, passar 15 dias ou três semanas sem olhar para outra coisa que não sejam os glúteos bem torneados das (e dos) colegas veraneantes.
Nada disso. Há que manter a personagem.
Por isso, o economista diz que vai ler livros sobre economia - e talvez um romance sobre um casal de contabilistas loucamente apaixonado que tem de enfrentar um revisor de contas ciumento.
O jornalista modernaço mostra o Kindle carregado com uma série de relatórios sobre como não vão existir jornalistas quando regressar da praia da Mantarota.
O advogado jura pela Bíblia que vai ler as memórias dos colegas que conseguiram livrar a Union Carbide de pagar uma pipa de massa às vítimas do desastre de Bophal - algo que o levará a substituir os posters do Homem-Aranha que tem no quarto por headshots autografados deste novos heróis.
Então e tu ó Steed, que livros dizes que vais ler?
Eu, meus queridos droogs, já tenho a mala cheia com o Clive Cuss...eer... uma magnifica monografia sobre sepulturas indígenas no Pantanal, as memórias do Cardeal Merry del Val e uma simpática epístola do Professor Charlie P. Domenicus da Universidade de Maryland sobre como a água engarrafada vai destruir a humanidade.
Boas férias, suckers!