terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Steed aconselha a ir ao cinema

Se já cumpriu a obrigação de ir ver o "Avatar" para não se sentir excluído socialmente, então tem o caminho livre para ver filmes com outros objectivos - filmes que não sejam o equivalente para adultos de agitar um porta chaves colorido diante de um bebé.

Aqui fica a minha lista de recomendações.

"Estado de Guerra" (The Hurt Locker) - Nada de caretas por ser um filme de guerra - ou seja, pertencente a esse género que dá pelo nome de "filme pa gajos". Foi realizado por uma mulher (permitam-me um "fight diver", a Kathryn Bigalow é a ex do Cameron) e tem acumulado distinções e louvores de tal forma que até é capaz de ganhar uns quantos Oscars.

Ágora (Agora) - do realizador de "Abre Los Ojos", "Mar Adentro" e "The Others", com a jeitosa da Rachel Weisz. Os fãs do Corto Maltese já ouviram falar de Hipatia de Alexandria. É uma boa oportunidade de ver a versão da história segundo o Amenabar e de gozar com o facto de aqui serem os cristãos os maus da história e os ignorantes.

O Laço Branco (Das Weisse Band) - Ganhou a Palma de Ouro em Cannes, uma distinção que toca tanto os portugueses como o título de campeão da liga de cricket no Bangladesh. Diz que tem um preto e branco de fazer chorar de emoção e que tenta explicar a origem do mal que afligiu os alemães no séc. XX.

A Estrada (The Road) - Um daqueles filmes difíceis, com problemas de produção e datas de estreia adiadas. Normalmente, sinais de uma catástrofe. Parece não ter sido o caso. Além disso, tenho um fraquinho por "cenários pós-apocalípticos".

Nas Nuvens (Up in the Air) - A premissa é desde logo interessante. Clooney, quando não está a vender cafés, é dos actores mais interessantes que existe e costuma escolher bem os filmes em que entra.