segunda-feira, 6 de julho de 2009

Jornalismo de caca (Actualizado)


(ACTUALIZAÇÃO): O mundo é pequeno e o amigo Francisco Mendes de Salvador da Baía deu logo com a fonte desta notícia. "Com agências" my ass! Copiazinha da BBC Brasil.

Que fique claro: nada tenho contra o português do Brasil, tão ou mais rico que o original. Mas irrita descobrir a falta de cuidado dos media.

Reparar que alguns artigos são copy paste de outros sites ou de onde seja e que faltou o cuidado de adaptar o português é no mínimo irritante. É amador. Para lá disso, revela outro problema. Este pessoal, ao contrário do que se passava há uns anos, prefere recorrer a fontes do Brasil, indicador de que não se sente à vontade com o inglês.

Também nada tenho contra os media brasileiros, recorro a eles com o mesmo grau de confiança que aplico aos anglo-saxónicos. No entanto, é preciso ter presente que o jornalista que nos dias de hoje não domine o inglês é um profissional coxo.

(os negritos assinalam as calinadas).


Os animais fugiram para uma área reservada aos tratadores de animais, onde normalmente sua comida é preparada.

O zoológico ainda está a tentar descobrir como os animais escaparam. Mas a instituição disse, num comunicado, que eles não chegaram a criar caos na área destinada ao público.

«A decisão de evacuar o zoo foi puramente por precaução», disse a instituição.

Uma das visitantes do zoo na hora da fuga, Sarah Jones disse que o episódio a fez sentir com um pouco de medo. «Os meus dois filhos tinham ido ver os chimpanzés quando ouvimos um barulho e nos assutámos», contou.

«Os chimpanzés eram muito grandes e pareciam bastante irritados. Eles estavam a fazer um barulho assustador, e eu percebi logo que algo estava errado».

Segundo Sarah, logo depois de se aperceberem da fuga dos animais, os tratadores pediram a todos os visitantes que deixassem o local.

No comunicado, o zoo pediu desculpas pelo inconveniente, e agradeceu aos visitantes «pela sua cooperação e paciência».

SOL com agências