domingo, 1 de março de 2009

Agora com Twitter! (mit explikazionierenzeitung)


Raros mas mui interessantes leitores, é com orgulho que vos comunico que agora, além das baboseiras excretadas neste blogue, pelo mesmo preço também podem ler o que o autor idiota vai cuspindo pelo Twitter. Cuspindo fininho porque a jovem aplicação caracteriza-se por só admitir cento e quarenta caracteres de cada vez.

E, perguntam vocês, leitores ignotos e surpreendidos com estas modernices, que raio é isso do Twitter? Dá para comer?

Pois não, não dá. Eu explico - para gáudio dos especialistas que, uma vez por ano, vêm aqui rir-se das minhas intervenções sobre tecnologia e internet, assuntos acerca dos quais não percebo rigorosamente nada.

O Twitter foi criado como uma aplicação para as pessoas dizerem umas às outras o que estão a fazer. Tudo de forma breve - os tais 140 caracteres.

O interesse disto é equivalente ao estilo de vida de cada um. O tipo que passa o dia no escritório a carimbar envelopes terá twitters muito menos interessantes do que o cientista acampado em pleno Serengueti para estudar a vida selvagem. É a diferença entre ler "estou a carimbar envelopes"; "continuo a carimbar envelopes"; "ainda estou a carimbar envelopes"; "o Lopes da contabilidade passou por aqui para deixar mais envelopes" e "socorro, estou a ser atacado por um leão".

Os jornalistas agarraram no Twitter e começaram a usá-lo como meio de transmitir notícias. Mais adequado para "breaking news" do que para artigos de fundo ou de opinião, o Twitter poder servir de primeiro aviso acerca de uma notícia que depois é desenvolvida mais detalhadamente noutro suporte.

As aplicações são diversas. Como acontece noutros casos ligados a estas novas maneiras de transmitir informação, as probabilidades de saturação e ruído são enormes. Apesar disso, existem modos de filtrar o que nos chega tornando o fluxo de texto manejável.

Fui muito céptico em relação a esta ferramenta mas, como faço sempre com algumas destas novidades, decidi experimentar. Ainda não estou 100% convencido de que irá pegar, mas já consegui ver nela alguma utilidade.

A partir de agora, podem seguir as minhas tuítadas (sim isto já teve direito a vocabulário novo e tudo) aqui na barra lateral.