segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Nem só de web social vive o homem

Um dos meus passatempos na Internet chama-se Hollywood Stock Exchange. Já aqui falei dele uma ou duas vezes.

É um site que contém um mercado de acções e derivados com base em filmes, actores e realizadores. O interesse, as notícias e os resultados de cada um determinam o valor de cada "acção".

Na prática acaba por ser uma forma engraçada de ver a sabedoria das multidões em funcionamento. O interesse de num filme vê-se, deste modo, facilmente traduzido no valor que atinge a sua cotação.

Além de tudo o resto, é um passatempo engraçado.

Há alguns tempos os donos do HSX decidiram renovar o site, dar-lhe um aspecto mais web 2.0 e introduzir algumas novidades ao nível da interactividade.

Foi um desastre. Não só o princípio do jogo em si ficou totalmente adulterado como hordas de fãs protestaram a plenos pulmões contra a nova versão do Hollywood Stock Exchange.

Felizmente, os criadores tiveram a inteligência suficiente para voltar atrás. Fizeram voltar a versão anterior e pensa-se que estarão agora a repensar a nova roupagem. Têm muito input dos utilizadores, disso não se podem queixar. Devem ter compreendido que quem vai ao HSX não quer uma espécie de MySpace do cinema e que recompensas por algo tão fácil como comentar é uma idiotice.

Eu por agora lá me vou mantendo, classificado algures nos 77.000 melhores entre mais de 600 mil utilizadores inscritos.