terça-feira, 23 de setembro de 2008

É o mercado a funcionar

Depois das intervenções estatais nos Estados Unidos eis agora um outro exemplo das virtudes do liberalismo económico.

A liberalização do preço dos combustíveis tinha como objectivo criar maior concorrência e assim beneficiar o consumidor, deixando o mercado funcionar. Na prática as petrolíferas juntaram-se e encenaram um drama em que fingiam concorrer umas com as outras e lhes permitiu beneficiar com o aumento do petróleo. Subiam o preço quanto podiam e baixavam o mínimo possível quanto começava a dar muito nas vistas.

Agora, o governo ficou com medo da opinião pública e pressionou as petrolíferas. O preço do combustível teve a maior queda desde a liberalização.

É o mercado a funcionar.

Divertido no meio disto tudo é ler as justificações teóricas dos meninos liberais. Desde que o PCP tentou justificar o fim da União Soviética que não se via tanto disparate.

PS: É incrível como agora vem a DECO com a mesma proposta idiota de protesto: 'bora não abastecer no Sábado para lixar os gajos. Não abastecemos no Sábado e os tipos ficam todos lixados.

Depois no Domingo botamos o dobro da gasolina senão a carripana pára.

Duh?

O único tipo de protesto seria não gastar combustível durante um dia de semana. Tipo, não usar o carro. Ir de transporte público ou...não ir. Cappice?