terça-feira, 12 de agosto de 2008

Ursos Polares e Tubarões da Gronelândia

O título da notícia do JN é de ir às lágrimas e o conteúdo também puxa pela gargalhada. Aliás, segundo declarações de um dos cientistas envolvidos, a própria descoberta do osso da mandíbula de um urso polar no estômago de um tubarão deu-lhes imensa vontade de rir.

A espécie em causa, o Tubarão da Gronelândia, além de feio para caraças, é também muito grande e não é a primeira vez que descobrem pedaços de grandes animais nas entranhas de espécimes capturados.

É possível que os restos de urso polar a que se refere o texto pertencessem a um animal já morto ou que se estejam a registar alterações no comportamento das espécies devido ao aumento da temperatura mas trata-se de mera especulação.

Algumas informações peculiares que encontrei sobre o Tubarão da Gronelândia incluem o facto de a sua carne ser tóxica devido à presença de grandes quantidades de ureia, causando efeitos semelhantes à embriaguez quando ingerida e uma lenda Inuit que refere uma anciã que lavou o cabelo com urina e o secou com um pano cinzento. O pano foi levado pelo vento dando origem ao primeiro Tubarão da Gronelândia.

Como lenda não é grande coisa mas foi o que se conseguiu arranjar sobre o tema.