quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Os reféns do BES e a reacção das televisões (actualizado)

O sequestro terminou às 23h23. Trinta minutos antes, os assaltantes, dois brasileiros com idades entre os vinte e os 30 anos, apareceram à porta do banco com as armas encostadas às cabeças dos reféns. Com a negociação interrompida e perante a ameaça evidente à vida dos reféns, os snipers abateram um dos assaltantes. O outro foi para o hospital em estado crítico. Os dois funcionários do banco, um homem e uma mulher, escaparam praticamente ilesos. Só o homem teve alguns ferimentos ligeiros causados pelos estilhaços que voaram depois dos disparos.

A SIC Notícias optou por se manter no ar durante todo o tempo. A RTP N fez uma pausa, regressou quando os assaltantes surgiram à porta, voltou a interromper e voltou uma vez mais para a leitura do comunicado final. A TVI também esteve no ar na altura dos disparos mas depois voltou para a tourada no Campo Pequeno.

***

Estou a escrever isto em cima do acontecimento (bom, não tanto assim, o acontecimento está na sala e eu estou aqui na divisão ao lado). Houve uma tentativa de assalto a uma dependência do BES na Marquês da Fronteira e parece que os ladrões fizeram reféns. Não se sabe mais nada. Há muito GOE, muito negociador e muita PSP.

O que me interessou agora foi ver a reacção dos canais a esta notícia.

Os canais generalistas, RTP, SIC e TVI mantêm a programação.

Os canais de notícias fizeram apontamentos de reportagem nas edições que estavam a decorrer na altura. A SIC Notícias estava lá com repórter de imagem e jornalista excitada a ser afastada do local pelas forças da ordem. A RTP foi mais lenta e só apresentou uma jornalista ao telefone. A TVI, como ainda não tem canal de notícias, só vai falar do acontecimento mais logo às oito horas.