segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Análise dos resultados tugas nos Jogos Olímpicos (oitavo ao décimo dia)

Trampolim
Ana Rente (1) ficou em16º e último lugar na qualificação feminina, enquanto Diogo Ganchinho (2) ficou a um lugar do apuramento ao ser 11º.

Atletismo
Os gémeos Vieira participaram nos 20 kms marcha e terminaram em 32º o SérgioVieira (3) e em 45º o João Vieira (3), resultados modestos mas também não se esperava muito mais.

O Alberto Paulo (2) na primeira eliminatória dos 3.000 metros obstáculos foi penúltimo a quinze segundos da melhor marca pessoal que lhe permitiu estar nos Jogos.

O Francis Obikwelu (3) foi 6º na meia-final em que participou, com 10,10s e acabou por cobrir de ridículo o final da sua brilhante carreira, primeiro ao abandonar os 200 metros onde sempre esteve mais à vontade, segundo por aquela conferência de imprensa surreal onde só quem não percebe minimamente de atletismo acreditou no que foi dito, terceiro por ter abandonado a carreira aos 29 anos e não ter sequer participado nas eliminatórias dos 200 metros. Anda a ser mal aconselhado o Francis.

Sandra Tavares (3) foi 9ª na sua série de qualificação do Salto Com Vara. Fez 4,30m e depois tentou novo recorde nacional com 4,40m. Falhou as três tentativas e ficou assim no 19º da geral.

Rui Pedro Silva (2) foi 34º na final directa dos 10.000 metros a mais de um minuto do seu recorde pessoal.

Na Maratona feminina, Marisa Barros (3) foi a melhor portuguesa em 32º, Ana Dias (3) foi 46ª e Inês Monteiro (2) desistiu.

Vânia Silva (1) fez o melhor dos três lançamentos de qualificação a 59,42m (tem como melhor esta época 67,97m). Pior foi mais uma tirada infeliz para os jornalistas após a prova:"não sou muito dada a este tipo de competições".

Arnaldo Abrantes (2) nos 200 metros foi último na sua série com o tempo fraquíssimo de 21,46s. Arnaldo tem como recorde pessoal 20,48s, tempo que daria perfeitamente para se qualificar para a fase seguinte. O último apurado fez 20,89s.

Nélson Évora (4) apurou-se facilmente para a final do Triplo Salto com 17,34m.

Triatlo
Vanessa Fernandes (5) conquistou a medalha de prata correspondente ao 2º lugar no Triatlo feminino.

Canoagem
Emanuel Silva (3), na classe K1, foi 4º na sua série e apurou-se para a fase seguinte.

Vela
Na classe 49er, Jorge Lima/Francisco Andrade (3) ficaram em 11º, a um ponto e um lugar da regata final, a Medal Race, para a qual são apurados os dez melhores e cuja pontuação conta a dobrar.

Na classe 470, Álvaro Marinho/Miguel Nunes (4) terminaram a Medal Race em último lugar mas conseguiram terminar num bom 8º lugar da geral.

Na classe RS:X (prancha à vela) João Rodrigues (4) tem vindo a melhorar ao longo da prova e já é 9º classificado quando falta apenas uma regata antes da Medal Race que contará apenas com os dez melhores.

Na classe Laser, Gustavo Lima (5) apesar de algumas regatas menos boas tem conseguido manter-se nos primeiros lugares e é 3º após a sétima de dez regatas.

Finalmente, na classe Star, Afonso Domingues/Bernardo Plantier (4) estão em 6º após sete de dez regatas.