sábado, 9 de agosto de 2008

Análise dos resultados tugas no primeiro dia de jogos (actualizado)

A avaliação (potencialmente injusta e certamente subjectiva) terá os seguintes parâmetros:

  • Excelente / Muito Acima do Esperado - 5
  • Muito Bom / Superou as expectativas- 4
  • Dentro do Esperado / Foi de encontro ao esperado - 3
  • Fraco / Ficou abaixo do que se esperava - 2
  • Muito Fraco/ Não cumpriu os objectivos mínimos - 1

Judo
Ana Hormigo (3) na categoria de -48kg foi sétima. Ganhou o primeiro combate a uma indiana, perdeu o segundo com a sul-coreana com quem já tinha perdido duas vezes noutras competições e voltou a ser derrotada nas repescagens que poderiam dar-lhe acesso ao terceiro lugar.

Badminton
Ana Moura (2) foi eliminada na primeira eliminatória por 2-0 pela suíça Jeannine Cicognini, uma adversária de valor semelhante ao seu.

Ciclismo
Na prova de estrada, Nuno Ribeiro (3) terminou os 245kms em 28º lugar a 2m28s do primeiro enquanto André Ribeiro (2) perdeu o contacto com o grupo principal e não fez melhor que o 72º lugar a mais de 15 minutos do vencedor.

Tiro
Manuel Silva (1) fartou-se de falhar tiros na primeira sessão de fosso olímpico e, como é hábito nas participações portuguesas nos Jogos nesta modalidade, não justificou a presença. Sei que estou a ser injusto e mauzinho mas irrita-me sempre que estes homens do tiro aos pratos façam bons resultados em competições durante o ciclo olímpico, tenha um ranking muito bom e depois se espalhem ao comprido na parte que realmente interessa.

Na pistola de ar comprimido a 10 metros o João Costa (3) ficou fora da fase final. Foi 18º a duas posições do último apurado. Nada de muito preocupante. A especialidade do João é o tiro a 50 metros. Nessa variante é líder do ranking mundial e aí a responsabilidade é outra.

Tiro Com Arco
Nuno Pombo (3 ainda com possibilidade de melhorar) foi 42º na fase que estabelece o ranking para a segunda fase. Terá agora de defrontar um turco no sistema de eliminação. O adversário foi 23º na fase anterior e tem resultados bastante superiores ao do português.

Natação
Sara Oliveira (3) bateu o recorde nacional dos 100 metros mariposa em 18 centésimos e foi 35ª nas eliminatórias. Foi uma boa marca dentro do que se pede mas infelizmente ainda está longe do nível que lhe permita chegar às meias-finais.