sábado, 19 de julho de 2008

Sobre a inutilidade de alguns estudos de audiência

A Marktest disponibiliza estudos de mercado de todas as cores e feitios. A sua fiabilidade tem sido posta em causa de modo mais ou menos directo desde há anos mas pouco ou nada foi feito para os melhorar (por exemplo, a divisão em áreas geográficas está mal feita, especialmente na parte norte do país).

É uma empresa que tem uma posição dominante no mercado, em muitas áreas não tem concorrência e isso levou a um imobilismo que só terminará quando surgir outra empresa a operar neste segmento.

Mas de todos os estudos que já vi, o mais inútil é o que refere o número de pessoas que vão ao cinema num determinado período.

Porquê?

Porque existem dados públicos que permitem saber com quase zero por cento de margem de erro qual foi o número de espectadores nas salas. Basta somar os números dos relatórios do ICA.

Claro que o estudo tem mais informação, segmenta por idades, ocupação, classe social (outro indicador que quer dizer cada vez menos). Só que a amostra é entrevistada via telefone e não à saída das salas de cinema onde seria muito mais eficaz inquirir as pessoas sobre os seus hábitos de consumo de....cinema. Ou estarei enganado?