Este coiso aborda essencialmente nada em especial. É rigorosamente imprevisível. Inclui diversas referências ao nicles absoluto e contém níveis elevados de parvoíce. Em dias bons pode encontrar por aqui alguns textos medianamente interessantes sobre cinema, televisão, cultura popular e marketing.
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sábado, 12 de julho de 2008
Quem matou o carro eléctrico?
Esta é uma excelente altura para ver o documentário "Who Killed The Electric Car?" de Chris Paine.
Foi exibido pela primeira vez no no Sundance Film Festival em 2006 e depois teve estreia muito limitada (100 écrãs) em cinema. Sofreu ainda por ter sido lançado no mesmo ano de "An Inconvenient Truth" o documentário de Al Gore.
"Who Killed The Electric Car" conta a história do EV1, o carro eléctrico a baterias, criado e lançado pela General Motors nos anos 90.
O projecto nasceu a partir da necessidade de cumprir as metas de redução de emissões de gases poluentes, determinadas por legislação aprovada no princípio da década de 90. Legislação essa que foi revogada mais tarde, durante a administração Bush.
O carro esteve disponível sobretudo no estado da Califórnia ,através de contratos de leasing sem opção de compra no final. Ou seja, o carro seria sempre propriedade da GM.
O projecto acabou por terminar, segundo a GM devido à falta de interesse por parte do mercado. Devido a pressões por parte da indústria petrolífera e automóvel, segundo o autor do documentário e diversas pessoas que falaram a favor do EV1. Entre os defensores do carro eléctrico estavam Mel Gibson, Tom Hanks, Ed Begley Jr. e Ralph Nader.
Olhando para a quantidade de carros híbridos que se vêem na California na actualidade, torna-se difícil acreditar nos argumentos da GM relativamente ao EV1.