quarta-feira, 30 de julho de 2008

Os Jogos Olimpicos de Pequim

Podemos dizer que é tudo uma palhaçada, que os tipos estão dopados, que o espírito olímpico já não é o que era ou que tudo não passa de um enorme negócio. Na verdade, continua a ser o maior evento desportivo do planeta e a única altura em que modalidades tão obscuras como o Pentatlo, a luta greco-romana ou o tiro com arco aparecem na televisão.

Aqui deixo o link para o site oficial dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. De 8 a 24 de Agosto.

Ah, estes bonecos aqui ao lado são as cinco mascotes. Dão pelos lindos nomes de Beibei, Jingjing, Huanhuan, Yingying e Nini.

A Wikipedia explica todo o simbolismo das cinco Fuwa (bonecas tradicionais chinesas). Têm as cores dos arcos do símbolo olímpico e juntando as primeiras sílabas de cada um dos nomes obtém-se a linda frase: (Běijīng huānyíng nĭ) que quer dizer "este tecido é muito barato"*

Para dados sobre a delegação Portuguesa podem ir ao site do Comité Olimpico de Portugal.

Para a Delilah e restantes visitantes de Cuiabá, Teresópolis, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, João Pessoa e outras localidades no Brasil, aqui fica o link para o site do Comitê Olímpico Brasileiro.

Para o único visitante de Angola aqui fica o link para uma entrada da Wikipédia sobre a participação Angolana em Beijing.


* desculpem, eu não resisto. na verdade significa "Pequim dá-vos as boas-vindas"