Na Ad Week saiu uma notícia sobre a relação entre a relevância dos anúncios e o interesse da audiência.
A notícia refere uma análise feita nos Estados Unidos pela empresa que comercializa o TiVo - uma espécie de Meo ou Zon Box que permite gravar programas de televisão e passar por cima dos blocos publicitários.
Os números são estes:
Conclusões a retirar destes números?
1. Os aparelhos de gravação digital vieram dar ainda maior poder ao espectador.
2. A publicidade em televisão, ganhou mais um adversário a adicionar à saturação devido à quantidade e duração dos espaços publicitários e ao zapping que surgiu com o comando remoto e o aumento do número de canais que permite saltar de um para ou outro e desse modo evitar os anúncios.
3. Os aparelhos de gravação digital estão a transformar o mercado publicitário televisivo.
4. Não existe um ódio à publicidade por parte dos consumidores. Eles apenas não querem ver muita publicidade ou anúncios a produtos que não lhe interessam.
5. Os espectadores facilmente verão publicidade se esta for em quantidade, reduzida e se a acharem relevante.
Ou seja...também aqui, o digital está a provocar uma revolução nos modelos de negócio assentes na publicidade.
Por cá, tal como no caso da imprensa, toda a gente ainda fala de GRP's e taxas de cobertura e rappeis e descontos como se nada se passasse.
Os números são estes:
- Todos os segmentos utilizam a função de gravação e passam por cima dos blocos comerciais.
- Durante o horário nobre, 57% da programação é gravada para ser vista noutra altura(time shifted) e 66% dos anúncios não são vistos
- Durante todo a emissão, 36% da programação é gravada para ser vista noutra altura time shifted) e cerca de 50% dos anúncios não são vistos.
- A audiência de anúncios a produtos para a pele destinados a crianças, em lares com crianças com menos de 12 anos, foi 37% maior do que em lares com adultos com mais de 50 anos.
- Anúncios a jogos e brinquedos teve mais 22% de audiência em lares com crianças com menos de 12 anos.
- Anúncios políticos obtiveram uma audiência 15% superior à média em lares com adultos com mais de 50 anos.
Conclusões a retirar destes números?
1. Os aparelhos de gravação digital vieram dar ainda maior poder ao espectador.
2. A publicidade em televisão, ganhou mais um adversário a adicionar à saturação devido à quantidade e duração dos espaços publicitários e ao zapping que surgiu com o comando remoto e o aumento do número de canais que permite saltar de um para ou outro e desse modo evitar os anúncios.
3. Os aparelhos de gravação digital estão a transformar o mercado publicitário televisivo.
4. Não existe um ódio à publicidade por parte dos consumidores. Eles apenas não querem ver muita publicidade ou anúncios a produtos que não lhe interessam.
5. Os espectadores facilmente verão publicidade se esta for em quantidade, reduzida e se a acharem relevante.
Ou seja...também aqui, o digital está a provocar uma revolução nos modelos de negócio assentes na publicidade.
Por cá, tal como no caso da imprensa, toda a gente ainda fala de GRP's e taxas de cobertura e rappeis e descontos como se nada se passasse.