quarta-feira, 30 de julho de 2008

Lembram-se dos tempos em que a Sérvia era uma grande potência no basquetebol?


O Irão acabou de ganhar à Sérvia num dos jogos de basquetebol mais trapalhões que alguma vez vi ao nível de equipas nacionais. E, garanto-vos, foram os sérvios que permitiram a vitória iraniana e não o contrário.

A Jugoslávia foi uma das maiores potências do basquetebol europeu, juntamente com a União Soviética. Quando se deu a fragmentação, alinhou primeiro como FR Yugoslavia e depois como Sérvia e Montenegro. O nível de jogo manteve-se e os bons resultados continuaram a aparecer. O ponto mais alto aconteceu em 2002 com a vitória no campeonato do mundo disputado nos Estados Unidos.

Após esta data, o basquetebol Sérvio começou uma queda impensável:
  • Campeonato da Europa de 2003 - não passou dos quartos-de-final.
  • Torneio olimpico dos Jogos Olimpicos de Atenas, em 2004 - eliminada logo na fase de grupos.
  • Campeonato da Europa disputado em Belgrado, em 2005 - ficou nos oitavos-de-final.
  • Campeonato do Mundo de 2006, no Japão - caiu nos oitavos-de-final.
  • Campeonato da Europa de 2007, em Espanha - perdeu os três jogos da fase de grupos e ficou logo ali. Foi o mesmo torneio em que a seleccção portuguesa esteve presente e onde chegou aos oitavos-de-final.
  • Para terminar, nem sequer conseguiu o apuramento para os Jogos Olimpicos de Beijing.
Li algures que a menor qualidade do basketebol Sérvio está relacionada com factores económicos mas também com má organização. Lutas internas entre dirigentes têm minado toda a estrutura e afectado a formação e as competições internas.

Dizem agora que estão a efectuar uma renovação da equipa nacional. Pelo que ví hoje contra o Irão ainda têm muito que renovar.