quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Mamma Mia!

(da esquerda para a direita) Christine Baranski (Tanya), Meryl Streep (Donna) e Julie Walters no papel de Rosie, em plena cena de bailarico

Teve muitas críticas más. Dizem que a Phyllida Lloyd pode saber de teatro mas não sabe realizar, que é tudo para baixo de mau. Mesmo assim, tenho vontade de ver o filme. Apenas porque acho que deve ser divertido.

Mas há alguns detalhes interessantes relativos ao Mamma Mia! que têm a ver com a campanha de marketing.

Como a acção se desenrola numa ilha na Grécia, isso levou uma das maiores acções de promoção do filme a esse país. Os gregos fizeram uma festarola imensa com os actores e a realizadora, imensas entrevistas, sessões de fotografia e estreia mundial.

O facto de um filme americano estrear primeiro num outro país é raro e normalmente causa alguns calafrios e comichões aos executivos. Mas fizeram bem. As receitas foram excelentes, recordes foram batidos e toda a gente ficou feliz.

Outro aspecto engraçado é que os gregos têm uma tradição muito forte de cinemas ao ar livre e, pelos vistos ,conseguiram alcançar a qualidade suficiente para convencer a Universal a estrear o Mamma Mia! mundialmente num número significativo de écrãs junto de praias e zonas turísticas.

Mais: 42% das receitas no primeiro fim-de-semana vieram desses cinemas al fresco. Apesar do número de sessões limitadas (imagino que a uma ou no máximo duas por dia), as lotações dos cinemas ao ar livre são bastante superiores às maiores salas dos multiplexes, com a vantagem de caber sempre mais um e de se poder recorrer a todas as cadeiras das esplanadas vizinhas para acomodar a procura (isto aconteceu e foi-me relatado por uma fonte da Universal).

Moral da história. Aqui em Portugal, temos praias, turistas, bom tempo e filmes em versão original - ou seja, os bifes podem perfeitamente ver o filme ignorando as legendas. Não valerá a pena apostar seriamente nisto?*

*Atenção: eu disse seriamente, não é fazer umas coisas mal enjorcadas para chular mais uns cobres ao veraneante.