quinta-feira, 3 de julho de 2008

Hancock nos cinemas em 4K - alguém dá pela diferença?

Hancock, o mais recente filme com Will Smith, estreia hoje, quinta-feira, em Portugal e nos Estados Unidos. A notícia que saiu no Hollywood Reporter, menciona o facto de a Sony ter disponibilizado cópias em 4K para os cinemas americanos equipados para o efeito.

O standard hoje em dia, quando se fala de projecção digital, é o 2K. O 4K é o próximo passo. O estranho da questão reside no facto de se estar ao mesmo tempo na fase de reconversão dos 35mm analógicos para a projecção digital (utilizando maioritariamente equipamento 2K) quando já existe uma tecnologia mais avançada e de melhor qualidade.

A Sony tenta, de modo óbvio, adquirir vantagens por ser, de momento, a única empresa que comercializa projectores 4K. No entanto, a penetração de cada uma das tecnologias ainda é desigual. Citando novamente o Hollywood Reporter, existirão apenas perto de 200 projectores 4k em funcionamento nos Estados Unidos, contra cerca de 5 mil com tecnologia 2K.

Há quem diga que o espectador normal não dará pela diferença entre os tipos de projecção mas os realizadores afirmam que a resolução do 4k é a que melhor reproduz todos os detalhes do filme e recomendam que os filmes sejam arquivados com esta nova tecnologia.

Em Portugal até esta data é a Lusomundo que lidera a reconversão. Mas só em 2k. Que eu saiba ainda não existe projecção 4k em Portugal.