O standard hoje em dia, quando se fala de projecção digital, é o 2K. O 4K é o próximo passo. O estranho da questão reside no facto de se estar ao mesmo tempo na fase de reconversão dos 35mm analógicos para a projecção digital (utilizando maioritariamente equipamento 2K) quando já existe uma tecnologia mais avançada e de melhor qualidade.
A Sony tenta, de modo óbvio, adquirir vantagens por ser, de momento, a única empresa que comercializa projectores 4K. No entanto, a penetração de cada uma das tecnologias ainda é desigual. Citando novamente o Hollywood Reporter, existirão apenas perto de 200 projectores 4k em funcionamento nos Estados Unidos, contra cerca de 5 mil com tecnologia 2K.
Há quem diga que o espectador normal não dará pela diferença entre os tipos de projecção mas os realizadores afirmam que a resolução do 4k é a que melhor reproduz todos os detalhes do filme e recomendam que os filmes sejam arquivados com esta nova tecnologia.
Em Portugal até esta data é a Lusomundo que lidera a reconversão. Mas só em 2k. Que eu saiba ainda não existe projecção 4k em Portugal.