sábado, 28 de junho de 2008

Uma mão cheia de informações básicas (RSS, readers, aggregators e outros animais estranhos)

RSS são as iniciais de "Real Simple Sindication". Permite subscrever uma fonte de informação de forma directa e simples. Permite poupar o tempo que normalmente se gasta a localizar novas notícias e tópicos relevantes.

Para aceder a estas fontes, a que se dá o nome de feeds, em primeiro lugar há que seleccionar o local onde vamos colocar os feeds que nos interessam. Existem três modos de o fazer.


a) Podemos receber as actualizações no nosso endereço de mail.


b) Através de aplicações chamadas "readers"(leitores) ou "aggregators" (agregadores).

Permitem a colocação e organização dos feeds num só local. Alguns exemplos, o Google Reader, NewsGator, Bloglines, SharpReader ou o FeedDemon. Estes leitores podem estar instalados num computador ou acedidos online em qualquer lado.


c) Através de start pages personalizadas. É a minha opção preferida. Os melhores exemplos que conheço são o iGoogle ou o Netvibes (o que eu uso). Outras sugestões são o PageFlakes, o Protopage ou o Webwag.

Todas permitem quase o mesmo.

Adicionar todos nossos feeds RSS favoritos, organizá-los por tabs. Adicionar uns programas simpáticos chamados "widgets", que podem ser uma pequena janela com o tempo para os próximos cinco dias, um calendário, ou um relógio, o Daily Dilbert (favorito cá da casa), aceder directamente aos nossos mails, a programas de mensagens instantâneas (o Meebo tem um widget que permite isso mesmo) ou apenas um jogo de Sodoku para passar o tempo.

Na prática, estas páginas iniciais personalizadas permitem que, ao abrirem o vosso browser, em vez de irem parar a um site como o Google, o Yahoo! ou o Sapo, possam aceder imediatamente a uma quantidade de informação que vos é útil e foi escolhida e formatada por vocês mesmos.